Deus, ao criar cada homem e mulher, entrega a cada um a cruz do aperfeiçoamento, são dores que precisamos superar para entender a grandeza divina e sua misericórdia.

Visualizamos mais claramente esta cruz na história de nossa salvação quando olhamos a vida de Maria que ao dizer “sim” ao Anjo Gabriel, toma sua cruz e segue o caminho traçado por Deus que a leva às dores e ao consequente título de Nossa Senhora das Dores.

Maria recebeu este título graças a história de Jesus e as chagas provocadas em seu coração através do sofrimento de seu filho, essas chagas vemos, também hoje, em nossas comunidades com o sofrimento de mães e filhos que enfrentam os problemas sociais que tanto afligem muitas famílias.

 As mães de crianças com necessidades especiais, que sofrem com as incertezas do futuro de seus filhos.

Mães que tem seus filhos nas ruas ou as que perdem suas casas em desastres, deslizamentos e enchentes.

As mães que acordam felizes e tomam café ao lado dos filhos que saem para estudar ou trabalhar e nunca mais voltam, pois foram sequestrados, assassinados e ainda aqueles casos não solucionados.

Vemos ainda o sofrimento de mães tem seus filhos desempregados, sem condições de estudar e sem perspectiva de um futuro melhor.

As mães de dependentes químicos, que veem a vida que elas com tanta alegria, geraram, sendo destruídas sem poder fazer nada ou quase nada.

Mães quem visitam seus filhos na prisão, mães que denunciam seus filhos a polícia, pois preferem vê-los presos a vê-los ser mortos por bandidos que sorrateiramente invadem as vidas de tantos jovens com falsas promessas.

Mães que sofrem com a doença de seus filhos a espera de atendimento médico em filas que nunca terminam.

Nossa Senhora das Dores está presente em cada uma dessas mães e está ajudando cada uma delas a passar por estes momentos, lembramos disso quando vemos que a inclusão de pessoas com necessidades especiais nas escolas e no mercado de trabalho vem aumentando e a qualidade de vida está melhorando.

Quando as mães encontram abrigos públicos e filantrópicos, onde tem a oportunidade de dar à luz seus filhos com um mínimo de dignidade e que depois são encaminhadas ao mercado de trabalho. As mães que ao perder suas casas encontram apoio descobrindo a solidariedade onde não sabiam que existia, apoio dos familiares e também do poder público com aluguel solidário e programas de habitação.

Nossa Senhora está presente quando crianças desaparecidas são encontradas, quando dependentes químicos se libertam desse mal, quando pessoas se arrependem dos crimes cometidos e mudam de vida, o que antes parecia impossível.

Quando pesquisadores encontram a cura para doenças e quando são criados mais leitos em hospitais com médicos qualificados.

Vemos em tudo a intercessão de Maria inspirando cada pessoa a ajudar de alguma forma aqueles que precisam, vemos que, independente de como acontece, tudo o que hoje parece sem explicação, sempre tem um propósito traçado por Deus, vemos ainda, que ele só dá a cruz que cada um pode carregar e quando a cruz é pesada demais, ele coloca em nosso caminho pessoas para ajudar a carregá-la e, mesmo que não percebamos, sempre estamos ajudando alguém a carregar a dele.

 

 

Oração a Nossa Senhora Das Dores

Ó Mãe de Jesus e nossa mãe, Senhora das Dores, nós vos contemplamos pela fé, aos pés da cruz, tendo nos braços o corpo sem vida de vosso Filho. Uma espada de dor transpassou vossa alma como predissera o velho Simeão.

Vós sois a Mães das dores. E continuais a sofrer as dores do nosso povo, porque sois Mãe companheira, peregrina e solidária. Recolhei em vossas mãos os anseios e as angústias do povo sofrido, sem paz, sem pão, sem teto, sem direito a viver dignamente. E com vossas graças, fortalecei aqueles que lutam por transformações em nossa sociedade.

Permanecei conosco e dai-nos o vosso auxílio, para que possamos converter as lutas em vitórias e as dores em alegrias.

Rogai por nós, Ó Mãe, porque não sois apenas a Mães das dores, mas também a Senhora de Todas as Graças.

Amém!

 

Roseli

C.Pascom

Buscar

Paroquia Imaculado Coracao de Maria
Rua Orestes Bongiovani, numero 10, Sao Silvano, Colatina - ES
CEP 29703-110 Fone: (27) 3721-2075
PASCOM - Pastoral da Comunicacao picmaria.com