COMUNIDADE SÃO PEDRO

         A Comunidade foi fundada no dia 11/03/1989 pela irmã Rafaela e o Padre Fernando Paixão que  foram os primeiros a realizarem atividades na igreja improvisada na antiga Escola Matilde Guerra Comério (hoje funciona a unidade de saúde da família), que na época era toda em madeira, sem infraestrutura adequada para acomodar a assembléia.

         O primeiro coordenador foi José Luiz auxiliado por sua esposa Dona Sirlene que responsável pela organização e preparação de missas e celebrações.

         Os primeiros bancos foram adquiridos com a renda de um forró feito dentro de uma das salas da escola com a colaboração de várias pessoas como as senhoras Lemésia, Lúcia, Sirlene, Léia, dentre outras.
       O tempo passou e a igreja ganhou um novo lugar. A escola foi demolida e construíram uma de alvenaria e com a ajuda da Mitra Diocesana, o térreo passou a ser a famosa Capela de São Pedro, um espaço pequeno onde durante muitos anos foram realizadas missas, celebrações, batizados, catequese, reuniões...

         A comunidade foi ganhando novos voluntários para a obra, destacando-se muito pela boa vontade e pelo esforço de ver a comunidade crescer, como Senhor Odair, sua esposa Ângela, Nalva, Lucimar, Ivanusy, Tia Ângela, Valmir (falecido), Selma, Geraldo, Coraci Barbosa, Jocimar e sua esposa Eva, Sérgio Sfalcini, Carlinhos, Irani e família, Dirinho, Darci Negrelli e tantos que não seria possível nomear todos.
       No ano de 1996, o senhor Odair na época coordenador da Comunidade, junto com o Padre Fernando Paixão, conquistaram um novo espaço de 432 mts, para a construção da igreja definitiva da Comunidade.

         Com muita luta, esforço e a ajuda de muitos voluntários, iniciou-se as obras, mulheres, senhoras, senhores e até crianças, na época, não mediram esforços e ajudavam no que podiam. Foram realizadas muitas festas para arrecadação de fundos para a obra, onde as pessoas que colaboravam tinham a boa vontade de deixar sempre tudo limpo e organizado independente do lugar que era realizada a festa.

         Após alguns anos de obra com as paredes erguidas sem reboco, sem piso e com uma porta improvisada, todas as atividades passaram a ser realizadas na nova igreja, acomodando melhor de um modo geral, o povo de Deus, sendo para felicidade de todos, a primeira missa realizada pelo Bispo Don Décio.

         Toda obra foi concluída ganhando salas para catequese, Capela do Santíssimo, salão para as reuniões e eventos, banheiros, cozinha e com toda a certeza as pessoas que acompanharam desde o início onde as dificuldades eram muitas até o dia de hoje, sentem-se orgulhosas por fazerem parte da história da

    Comunidade e não se arrependem de tudo que fizeram para o crescimento da igreja e da comunidade, ainda e sempre em constante evolução espiritual e material.

         Atualmente, a Comunidade conta como coordenador o senhor Claudemir Fernandes da Silva e vice-cordenador o senhor Dirinho, Tesoureiro senhor Valdeci Polezel e as Pastorais e movimentos em atividade são: Batismo, Pastoral da Saúde, da Criança, Misericórdia, Catequese, Crisma, Liturgia, Legião de Maria, Acolhedores de noivos, Grupo de Oração e a Pastoral da Comunicação.

 

 

" São Pedro, sede o nosso intercessor

 

e roga por nós."

 

 

Buscar

Paroquia Imaculado Coracao de Maria
Rua Orestes Bongiovani, numero 10, Sao Silvano, Colatina - ES
CEP 29703-110 Fone: (27) 3721-2075
PASCOM - Pastoral da Comunicacao picmaria.com