COMUNIDADE DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS

         A comunidade começou a surgir quando o Pároco, Pe. Paulo Viola, esteve à frente da Paróquia Imaculado Coração de Maria. O mesmo, deu a idéia de começar a rezar o terço nas casas ou em um cantinho da rua, para que daí, se pudesse formar uma comunidade.

Então, no dia 14/04/89, começou-se a rezar, já com boa participação dos moradores. Logo em seguida, o casal Geraldo Corona e Veronice Maria Fernandes Corona cederam um local em seu quintal para as orações. Ficaram responsáveis pelas celebrações de todas as quartas-feiras, às 17:30 horas, o casal João Briver dos Santos e Zenis da Rocha Santos.

         No mês de maio do mesmo ano, durante a novena de Maria, houve pela primeira vez, a visita do Pe. Sinval Ribeiro de Souza, que sugeriu que fosse formada a catequese, devido ao grande número de crianças existente no bairro.

         Em maio de 1990, o proprietário de um lote vazio autorizou que fosse feita uma barraca para as reuniões e celebrações, ficando neste local por alguns meses.

         A 1ª missa foi celebrada no dia 17/06/1990, pelo Pe. Sinval Ribeiro de Souza, numa manhã de domingo às 09:00 hs com a participação do EJC da matriz, coordenados pelo casal Afonso e Ana.

         A segunda missa foi celebrada no dia 04/10/1990, com a presença do Pe. Sinval, irmã Rafaela e todo o povo da comunidade que comemorou com cantos, jogral e procissão a festa do Padroeiro São Francisco de Assis,

         A terceira missa foi celebrada no dia 23/12/1990 pelo Pe. Sinval, dois dias antes do natal.

        Em 1991, a comunidade contava com um lote, que foi doado pelo senhor Ortemio Locatelli, para a construção da igreja, uma luta do povo juntamente com irmã Rafaela.

         No dia 27/04/1991 às 17:00 hs, num dia de sábado, a irmã Rafaela voltou à comunidade para a formação do Conselho da mesma, que assim ficou formado:

Presidente – Brás da Silva

Vice-Presidente – Angela Guimarães

Coordenador Administrativo – Natalina Cazoti Torezani

Tesoureiro – João da Silva

Vice-tesoureiro – Adão Nunes

1º Secretário – Zenis da Rocha Santos

2º Secretário – Edgar Vitória Gomes

         A comunidade teve o prazer de receber, no dia 08/05/1991 às 18:00 hs, a visita do bispo D. Geraldo Lyrio Rocha, o mesmo foi recebido pelas crianças da catequese, muitos cantos e muito calor humano. D. Geraldo elogiou a comunidade e, em suas palavras, usou a frase que marcou muito a comunidade: “O povo unido, jamais será vencido”.

        
 A Comunidade, no decorrer desses anos, contou com a liderança de várias pessoas, sendo elas:

- Brás da Silva;

- Marivaldo Aurelio Couto;

- Adão Nunes;

- James Aparecido da Silva;

- Fabiano de Souza Aguiar;

- Dimas Correa dos Anjos Filho. 

          Nos primeiros anos que se seguiram à fundação da comunidade, eram realizadas festas com movimentos de barracas com o objetivo de angariar fundos para a construção do Templo na comunidade. Com o esforço de toda a comunidade aos poucos, o mesmo, foi erguido onde hoje se realizam as celebrações todos os sábados às 19:00 hs.   

             Atualmente, a comunidade conta com o trabalho de várias pastorais: Catequese, Batismo, Liturgia, Dízimo, Círculo Bíblico, Legião de Maria infanto-juvenil e adulto, Pastoral da Misericórdia e conta também, com o trabalho de sete Ministros Extraordinários da Eucaristia.

          A escolha do padroeiro ocorreu devido à realidade do bairro, por ser um povo simples e humilde. Todos que conhecem a história de São Francisco de Assis, sabe que ele amou o seu povo, animais e toda a natureza de uma maneira muito bonita e simples, mas com grande e generoso amor.

       No dia 04/10/2013 pela mãos do pároco Pe. Eraldo Furtado, tomou posse as novas lideranças da Comunidade: os Senhores Adão Nunes e James Aparecido da Silva, buscando um crescimento na participação e união de todos os membros da comunidade à luz do Evangelho de Jesus Cristo.

 

“Senhor, por intercessão de São Francisco de Assis, fazei de nós um instrumento de vossa paz”.

 

 

Buscar

Paroquia Imaculado Coracao de Maria
Rua Orestes Bongiovani, numero 10, Sao Silvano, Colatina - ES
CEP 29703-110 Fone: (27) 3721-2075
PASCOM - Pastoral da Comunicacao picmaria.com