Comunidade Nossa Senhora Aparecida

         Devido à estação de tratamento de água que já existia no alto do morro, e abastecia a região de São Silvano e bairros vizinhos, o local onde hoje é o bairro Nossa Senhora Aparecida, era conhecido corno “Morro da Caixa D’Água”.

         A fundação da comunidade é tida como no ano de 1965. As famílias que ali residiam naquela época, participavam das missas, movimentos apostólicos e catequese na sede da paróquia, no bairro São Silvano.

         As primeiras atividades religiosas e também sociais da comunidade começaram em 1968, quando o povo passou a se reunir nas casas para a reza do terço, novenas e círculos bíblicos. Depois, começaram a organizar festas juninas e coroações. A catequese teve seu início com a valorosa ajuda da Irmã Rafaela, no antigo grupo escolar, na atual Rua José Pinheiro.

         Naqueles tempos somente poucos e mais ricos possuíam televisão, o rádio, era o mais popular e eficiente meio de comunicação. Sendo as famílias do bairro muito religiosas e devotas de Nossa Senhora Aparecida, ouviam todos os dias a "Rádio Aparecida"; emissora oficial de evangelização do Santuário Nacional de Aparecida do Norte/SP.

         Os programas mais ouvidos eram as pregações do Padre Vitor Coelho de Almeida e, especialmente, “O Clube dos Sócios”, programa religioso e musical, de curiosidades e muito alegre. O programa era mantido com a contribuição de associados de todo o Brasil.

         Aqui na paróquia os representantes do “Clube dos Sócios” eram a senhora Inélia Vieira e o senhor João Corrêa que, orientados pelo Padre Fulgêncio do Menino Jesus, conseguiram numa campanha, cadastrar o maior número de associados do estado do Espírito Santo. Como recompensa, a paróquia recebeu a visita do Padre Vitor Coelho de Almeida e Padre Orlando Gambi, que doaram uma imagem de Nossa Senhora Aparecida à paróquia. A imagem é feita de madeira e é cópia fiel daquela de Aparecida do Norte.

         Depois de algumas reuniões dos padres desta paróquia com a comunidade, foi decidido que a mesma se chamaria Nossa Senhora Aparecida, e que a imagem ficaria aqui, sob os cuidados do senhor José Fávaro, que foi o primeiro coordenador da comunidade.

         Com o crescimento da comunidade e, vendo a necessidade de ter um local para reuniões e orações, guiados por homens e mulheres de bem, sem citar nomes para não se correr o risco de esquecer alguns, em 1968 foi construída a primeira igreja da comunidade. O templo era feito de madeira e cercado de ripas, logo o local recebeu o título de “barracão”. Ali também, eram discutidos os problemas sociais como: pavimentação e nomes de ruas, números de casas, saneamento básico, luz elétrica e outros.

         Houve uma grande festa no dia em que a imagem foi trazida numa belíssima procissão vinda da igreja matriz de São Silvano.

         Em 1971 teve inicio a construção da igreja atual, que está situada na esquina entre as ruas Pio Fávaro e São Paulo da Cruz. A frente dos construtores, durante todo o período da obra, lá estava o Padre Fernandinho Vitale, com todo o seu vigor, sua capacidade de sonhar e, principalmente de acreditar no seu sonho.

         Em 1991 a igreja foi totalmente reformada e ampliada, sendo construída uma segunda torre.

         Durante todo o ano a imagem é visitada por muitas pessoas, para pedir ou para agradecer, todos sempre vem com muita fé.

        Durante todo o ano a imagem é visitada por muitas pessoas, para pedir ou para agradecer, todos sempre vem com muita fé.

 

         É tradicional também a festa que ocorre no dia 12 de outubro, todos os anos, onde muitos devotos e romeiros vêm dos bairros e municípios vizinhos e, juntamente com as pessoas da comunidade, prestam suas homenagens à Virgem Maria, Mãe de Jesus, que na simplicidade de seu coração se identifica tanto com os excluídos e excluídas da nação brasileira: é negra, é mulher, é pobre, é mãe, é povo...

"Santa Mãe Aparecida, abençoai teus filhos."

Buscar

Paroquia Imaculado Coracao de Maria
Rua Orestes Bongiovani, numero 10, Sao Silvano, Colatina - ES
CEP 29703-110 Fone: (27) 3721-2075
PASCOM - Pastoral da Comunicacao picmaria.com