Dom Wladimir presidirá missa no Santuário Nacional de Aparecida nesta sexta-feira dia  04/05/2017

O bispo da Diocese de Colatina, dom Joaquim Wladimir Lopes Dias, presidirá missa nesta sexta-feira (5/5), às 9h10 da manhã, direto do Santuário Nacional de Aparecida (SP). A celebração poderá ser acompanhada ao vivo pela TV Aparecida.

Na ocasião, o bispo receberá a imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida que percorrerá todas as 31 paróquias da Diocese de Colatina ao longo deste ano, em comemoração ao Ano Nacional Mariano.

A imagem será transferida, primeiro, para as mãos dos fiéis de Baixo Guandu, pois este foi o primeiro município do Espírito Santo a ser atingido brutalmente pela lama com rejeitos de minério da empresa Samarco, em 2015. A entrada da imagem na Diocese de Colatina será inclusive pelas águas do Rio Doce, a fim de que ela seja sinal de luz e esperança para todos.

Uma caravana com mais de 50 pessoas da Paróquia São Pedro, de Baixo Guandu, se encontra em Aparecida para receber a imagem junto com dom Wladimir.

Imagem navegará sete quilômetros

A imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida chegará às 15 horas do próximo sábado (6/5) à localidade de Mascarenhas, já no município de Baixo Guandu. Dezenas de pescadores e ribeirinhos estarão aguardando sua chegada. Lá, a imagem será colocada dentro de um barco e seguirá pelas águas do Rio Doce, acompanhada por uma grande caravana. Hinos de louvor e fogos de artifício marcarão o trajeto de cerca de sete quilômetros que serão percorridos até o bairro Mauá, onde o percurso continua por terra. Centenas de pessoas devem seguir caminhando até a igreja matriz, onde uma missa mariana será presidida por dom Wladimir.

Peregrinação

A missa para acolher a imagem será às 18 horas. E esse será apenas o primeiro dos muitos momentos emocionantes que serão vividos pelos fiéis de Baixo Guandu, já que a imagem permanecerá na paróquia por nove dias. Durante esse período, ela irá percorrer todas as 36 comunidades, onde haverá missas e momentos de oração.

Despedida

A despedida será em 14 de maio, Dia das Mães, e a programação será, portanto, muito especial. Haverá missa na igreja matriz às 11 horas, seguida de almoço comunitário e inauguração do museu em comemoração aos 80 anos da paróquia. Às 15h30, acontecem coroação e despedida da imagem. Uma carreata pelas ruas da cidade partirá às 17 horas rumo a Itaguaçu, especificamente na localidade de Laranjal, o limite geográfico entre os dois municípios.

Lá, a imagem será acolhida pela Paróquia Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças. Até dezembro deste ano, a imagem percorrerá todas as 31 paróquias da Diocese de Colatina, encerrando sua peregrinação no Santuário Diocesano Nossa Senhora da Saúde, em Ibiraçu.

Diocese de Colatina

Buscar

Paroquia Imaculado Coracao de Maria
Rua Orestes Bongiovani, numero 10, Sao Silvano, Colatina - ES
CEP 29703-110 Fone: (27) 3721-2075
PASCOM - Pastoral da Comunicacao picmaria.com