SEMANA DA FAMÍLIA

PARÓQUIA IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA

 

       A  semana da família começou no dia 10 de agosto com a tradicional missa caipira, tivemos vários momentos e um deles foi a entrada da sagrada família. Ela veio para nós lembrar que família é tudo. O som do berrante, o fogão a lenha, a mesa na entrada, as vestes caipiras, tudo isso, nos faz lembrar daqueles antigos tempos, quando a família era muito valorizada. O evangelho foi de São João 12, 24-26, este evangelho, vem nos ensinar que a palavra de DEUS é o grão de trigo lançado à terra, que nasce, cresce e dá muitos frutos. Logo após a missa houve a tradicional  quadrilha com os jovens.

         No dia 11, domingo, houve a homenagem aos pais, em todas celebrações. Cada missa teve seu momento especial para os pais. O Evangelho de LUCAS 12,32-48 nos mostra a obediência à palavra de DEUS. As palavras que iniciam o evangelho são de uma ternura e encorajamento sem igual:  "NAO  TENHA MEDO PEQUENO REBANHO, PORQUE O PAI DE VOCÊS TEM O PRAZER EM DAR-LHES O REINO".

       No dia 12, segunda feira, aconteceu o ato penitencial para as famílias, que, foi presidido pelo Padre Orlando. O ato penitencial é um exame de consciência, um reconhecimento de nossas culpas, é também um pedido de perdão à Deus, os pecados mais leves , o evangelho foi de Mateus, 17, 22-27. O envagelho nos ensina que não podemos nos esquivar das obrigações e compromissos e, até mesmo, do sofrimento que o mundo nos impõe.

       No dia 13, terça-feira, nosso bispo Dom Décio realizou uma palestra, na qual, abordou o tema: "Família, escola da fé". Ele falou sobre esperança, caridade, valorização da catequese, educar nossos filhos para repartir, celebração em todos os momentos, também, nos lembrou que a família precisa dialogar sempre, escutar um ao outro e, principalmente, rezar juntos, uma das frases marcantes foi: ''QUANDO FALTA A LUZ DE DEUS NÃO SOMOS CAPAZES DE DISTINGUIR O BEM E O MAL''.

       No dia 14, quarta feira, celebramos uma linda noite luminosa na praça. A primeira parada foi para lembrar o quão importantes são os avós em nossas vidas, a segunda parada retratou a família, a terceira parada, o matrimônio ''O QUE DEUS UNE, O HOMEN NÃO SEPARA'', na quarta parada lembramos os jovens, temos que resgatar nossos jovens para a vida de Cristo, e o Papa Francisco deixou sua mensagem: "O JOVEM TEM QUE SAIR E FAZER VALER, SAIR À LUTA PELOS SEUS VALORES". Na quinta parada, refeletiu-se sobre ser misericordioso com o próximo. Lucas 10, nos mostra que temos de ter amor e compaixão com o próximo, sem importar-se de onde ele veio e o que ele fez, isso, cabe a Deus a julgar, e a nós a amar, cuidar daqueles que precisam, Jesus nos ensina isto na parábola do bom samaritano em Lucas 10,25-37.

       No dia 15, quinta feira, adoração ao santíssimo, com a presença do coral ''cant art'', Dom Décio e com os Padres José Ricardo, Eraldo, Francisco e Luiz Cláudio. O evangelho foi de Mateus 18, 21-19, onde Jesus disse: "Devemos perdoar nosso irmão, não sete vezes, mas até setenta vezes sete". Depois da adoração, houve uma noite especial para o Padre José Ricardo o lançamento do seu livro: "Mística da Cruz".

       No dia 16, sexta feira tivemos o terço vivo. O terço é usado na oração do Santo Rosário que é considerado a oração perfeita pois, junto com ela, está a majestosa história de nossa salvação, com ele, meditamos o mistério de gozo, de dor, e de glória de Jesus e Maria.

       Dia 17, Sábado, foi realizada a Renovação das promessas matrimoniais, presidida pelo Pe Francisco. O evangelho foi o de Mateus 19,13-15, ele nos ensina que devemos ser como crianças, ter um coração puro e sem mágoas.

       Quem pôde participar da semana da Família, sem dúvidas aprendeu muito sobre o quanto é importante a Família. Para que cresçamos e aprendamos temos de semear coisas boas e, desta forma, colheremos bons frutos.

       Obrigado a todos que participaram e colaboraram.

 

Clique aqui e confira a Galeria de Fotos!!!

 

Doriana Zanetti

Representante PASCOM na

Comunidade Matriz

Buscar

Paroquia Imaculado Coracao de Maria
Rua Orestes Bongiovani, numero 10, Sao Silvano, Colatina - ES
CEP 29703-110 Fone: (27) 3721-2075
PASCOM - Pastoral da Comunicacao picmaria.com