O que é essa obra...

É uma obra assumida pelo Papa (por isso chama-se Obra Pontifícia), para a evangelização do mundo. Se propõe a:

·       Ajudar os pais, educadores, catequistas e assessores a despertar progressivamente nas crianças, nos pré-adolescentes e nas pessoas adultas a consciência missionária universal, levando-as a partilhar a fé e os bens materiais.

·       Despertar e fortalecer as vocações missionárias.

·       Promover a cooperação espiritual por meio da oração, serviços e testemunho de vida.

·       Cooperar materialmente com ofertas, fruto da partilha pessoal e generosa, em favor das crianças necessitadas do mundo.

Os membros desta obra são as crianças e adolescentes que, com Jesus, se dedicam em favor das crianças do mundo.

A finalidade (ou carisma) da Obra é suscitar e promover o Espírito Missionário Universal entre as crianças com a:

Oração – pedindo a Jesus pelas crianças que ainda não o conhecem;

Partilha – acostumando-se a repartir o que se tem com as crianças carentes;

Vocações – orando para que os que são chamados por Deus a serem missionários (as) acolham o convite divido da vocação missionária.

 

As cores missionárias


 

Continente significa cada uma das grandes divisões da Terra. E estas divisões tornam-se conhecidas por um nome: Ásia, África, Europa, América, Oceania.

 


No contexto missionário, cada um deles recebeu uma cor que os representam:

 

• A cor verde recorda a África, com suas florestas e tam­bém a esperança do crescimento da Fé cristã, graças também aos missionários que lá se encontram.

• A cor vermelha lembra as Américas, por causa da cor da pele dos primeiros habitantes, os índios, (“os peles-ver­melhas”, como foram chamados na América do Norte) e também o sangue dos mártires, derramado por estes povos na época da conquista destas terras pêlos euro­peus e nos nossos dias. Mártires de ontem e de hoje.

A cor branca representa a Europa, terra da raça branca. É também o continente que tem a presença do Papa, o grande mensageiro e missionário da paz.

• A cor azul lembra a Oceania, continente formado por muitas ilhas e necessitado de missionários, mas que já envia seus missionários para outras ter­ras, inclusive para o Brasil. É também o continente da ecologia, ou seja, o que mais luta pela preserva­ção da natureza.

• A cor amarela representa a Ásia, continente da raça amarela, berço das antigas civilizações, cul­turas e religiões. Lá se encontra quase metade da população do planeta e a menor porcentagem de cristãos. Vivem os extremos da riqueza e da pobreza.

Como sabemos, nós que fazemos parte desta Obra temos algo que nos identifica: é a nossa saudação. Entrelaçamos nossas mãos em sintonia com todas as crianças do mundo. Cada dedo representa um conti­nente e assim nos saudamos: "De todas as crianças do mundo, sempre amigos!" Esta saudação tem o objetivo de nos integrar na Missão universal.

PARÓQUIA IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA

SÃO SILVANO – COLATINA – ES

 

Buscar

Paroquia Imaculado Coracao de Maria
Rua Orestes Bongiovani, numero 10, Sao Silvano, Colatina - ES
CEP 29703-110 Fone: (27) 3721-2075
PASCOM - Pastoral da Comunicacao picmaria.com