Encontro de Casais Com Cristo

 

         E.C.C. é um serviço da Igreja, em favor da evangelização das famílias. Procura construir o reino de Deus, aqui e agora, a partir da família, da comunidade paroquial, mostrando pistas para que os casais se reencontrem com eles mesmos, com os filhos, com a comunidade e, principalmente, com Cristo. Para isto, busca compreender o que é ser Igreja hoje e de seu compromisso com a dignidade da pessoa humana e com a justiça social.

 

         O E.C.C. contribui de forma efetiva para que as famílias se constituam como Igreja Doméstica, formadoras de pessoas, educadoras na fé e promotoras do desenvolvimento, tendo seu lugar insubstituível no anúncio e vivência do Evangelho, pois o futuro da humanidade passa pela família.

 

         O E.C.C. evangeliza a família. Somos, Igreja Doméstica e Santuário da Vida. Desperta os casais para as pastorais.

 

         O E.C.C. foi idealizado pelo Padre Alfonso Pastore para ser desenvolvido em três etapas distintas, indispensáveis, inter-relacionadas entre si, cada uma com características e finalidades próprias. Uma etapa prepara a outra e deve ser observada a partir de um crescimento de seus integrantes e de sua comunidade.

 

         E.C.C. 1ª Etapa – É o momento evangelizador e missionário, é o despertar, é o chamamento aos casais para que vivam seu casamento de uma maneira cristã, a partir dos valores humanos e cristãos do casamento, das graças do sacramento do matrimônio e da espiritualidade familiar e apostólica; inspira um maior relacionamento entre os cônjuges e demais membros da família. Leva os casais a atuar nos seus diversos setores.

 

         E.C.C.  2ª Etapa – Esta etapa pretende levar o casal a refletir sobre o verdadeiro sentido da fé batismal, para que ele viva plenamente a mensagem de Jesus Cristo; visa ainda a dar conhecimento aos casais dos Documentos da Igreja e das Diretrizes da Ação Evangelizadora, mostrando, finalmente o que é ser Igreja no mundo de hoje.

 

         E.C.C. 3ª Etapa – Esta etapa propõe aos casais uma reflexão profunda, séria e adulta do homem que vive numa sociedade cheia de injustiças, de opressão, de miséria, de egoísmo, de dominação e de marginalização; leva os casais a refletirem sobre a dignidade da pessoa humana criada a imagem e semelhança de Deus.

 

         O E.C.C. se fundamenta em cinco pontos básicos: Doação – Pobreza – Simplicidade – Alegria – Oração. Juntam-se a estes valores a Fraternidade, Gratuidade e a

Missionariedade.

 

         O E.C.C. iniciou em nossa Paróquia no ano de 1983 com 31 casais. Tendo como Diretor Espiritual Padre Fernando Vitali.

 

         Hoje a Paróquia está no 52º Encontro, onde aproximadamente 2.100 casais já vivenciaram o E.C.C.; 1ª Etapa.

Através da nossa Paróquia é que foi levado o E.C.C. as Paróquias que compõem a Área Pastoral de Colatina. Além de levar também para as Paróquias de São Domingos, Santa Luzia, São Sebastião, Nossa Senhora Auxiliadora (São Pedro e São Roque).

 

         Há muitos grupos de Casais do E.C.C. que reúnem para estudo dos temários. Muitos outros casais estão presentes nas pastorais, Equipes de Serviço e inseridos nas Comunidades.

Na certeza de que o E.C.C. contribui decisivamente para a evangelização das famílias.

 

         O E.C.C. é feito de Casais para Casais, que apresenta toda a missão da Igreja.

 

Buscar

Paroquia Imaculado Coracao de Maria
Rua Orestes Bongiovani, numero 10, Sao Silvano, Colatina - ES
CEP 29703-110 Fone: (27) 3721-2075
PASCOM - Pastoral da Comunicacao picmaria.com