Natal Feliz é Natal com Cristo


        Chegou o Natal.  Tempo de Festa, tempo de celebração. Mas, celebrar o quê? Ao meditar sobre o que deveríamos celebrar neste Natal, concluo que o Natal é a grande celebração do Amor de Deus. Neste Natal devemos celebrar o amor de Deus Pai por cada um de nós, seus filhos amados.

A encarnação do verbo é a manifestação do amor que emana do coração de um Deus apaixonado que enviou o seu próprio filho para que todo o que Nele crer não pereça mas tenha a vida eterna.

A celebração de sua vinda é um dos maiores acontecimentos de nossa vida de fé e por isso nos preparamos neste tempo propício que antecede o Natal chamado de ADVENTO. Durante as quatro semanas que antecedem a festa de aniversário de sua vinda, os cristãos se preparam para recebê-lo. Nós nos preparamos quando uma pessoa importante vai chegar em nossas casas e quem mais importante que o menino Deus que vai chegar?

Acho bonito as pessoas arrumarem as casas: arvore de Natal, presépio, pisca-pisca, embora muitos digam que o espírito natalino esteja morrendo eu estive no Rio de Janeiro e fiquei maravilhado com os presépios enormes espalhados em várias partes da cidade, a arvore iluminada no meio da Lagoa Rodrigo de Freitas e as pessoas sentadas à tarde esperando o anoitecer para as luzes acenderem.... Porém, mais importante que a preparação exterior, é prepararmos a manjedoura do nosso coração para que o Menino Jesus possa nascer.

Essa preparação acontece quando eu me abro ao amor de Deus e reconheço sua presença em minha vida através da oração diária, quando medito em sua palavra e participo da Eucaristia, quando renuncio ao pecado e busco sua misericórdia através do Sacramento da Confissão, quando exerço o perdão e busco a reconciliação com meus inimigos e também de gestos concretos de amor: visitar um asilo, levar uma criança carente para passar o Natal em nossa família, levar um abraço aos presidiários, um consolo aos doentes, uma ajuda material a um necessitado...

Infelizmente, apesar de toda essa alegria, segundo a CVV, ONG que dá suporte emocional por telefone aos potenciais suicidas os atendimentos disparam entre 23/12 e 01/01.  Há cada vez mais pessoas que não gostam dessa época e muitas que se sentem depressivas com a chegada do Natal, mas somente Jesus pode curar-lhes as lembranças dolorosas. Ele é o Filho de Deus, veio e continua a vir entre nós, sem alarde, mansamente, visitando-nos em seus sacramentos, intervindo nos acontecimentos de nossas vidas, porque nos ama e é isto o que o Natal significa verdadeiramente.

Um Feliz Natal e um Ano Novo Iluminado!

Claudio Casteluber

Colaborador Pascom

Buscar

Paroquia Imaculado Coracao de Maria
Rua Orestes Bongiovani, numero 10, Sao Silvano, Colatina - ES
CEP 29703-110 Fone: (27) 3721-2075
PASCOM - Pastoral da Comunicacao picmaria.com