1ª TARDE DE CONSCIENTIZAÇÃO E BENÇÃO DOS ANIMAIS

Tarde do dia 05 de Outubro de 2013, o céu estava com muita nebulosidade, aproximando-se das 14 horas, horário marcado para o inicio do evento de conscientização e benção dos animais, em homenagem a São Francisco de Assis, as barracas já quase prontas na praça da Igreja Matriz em São Silvano, começam a cair os primeiros pingos de chuva, e agora o que fazer? Levar os animais para as dependências da igreja? E se vierem muitos como acomodar? Melhor rezar, estávamos ali com um propósito, fazer o bem, ajudar os animais do Centro de Controle de Zoonoses de Colatina - CCZ a encontrar um lar, além de conscientizar sobre os animais silvestres e os cuidados que devemos ter com nossos animais domésticos, pois, todos são criaturas de Deus, e assim, abençoá-las juntamente com seus donos para que vivam em harmonia.

Tendo a certeza que Deus estava apoiando a iniciativa do evento pedi que o Senhor chegasse as nuvens um pouquinho para o lado, só o suficiente para que os animais fossem adotados, que a Polícia Ambiental conscientizasse que o lugar de animais silvestres é solto na natureza e que todos pudessem receber a benção proferida por nosso querido Pároco Pe. Eraldo. E assim aconteceu, as nuvens deram espaço a uns poucos raios de sol, as pessoas, adultos e crianças, chegaram com seus bichinhos, prestigiaram o trabalho de todos que ali estavam, receberam amostras de ração, cartilha sobre cuidados, conheceram o trabalho da Polícia Ambiental e do CCZ, quem pode, adotou um cão ou gato, vacinou seu animal contra raiva, e, quando parecia que as nuvens estavam voltando chegou nosso Padre para a benção, sei que eu deveria estar escrevendo esta matéria de forma imparcial e jornalística, mas todos sabem que fomos nós da Pascom quem conduzimos a realização do evento, por isso, fica impossível não dizer do sentimento de realização que me tomou quando o Padre Eraldo aproximou-se com um brilho nos olhos de felicidade e disse que daria logo a benção antes da chuva voltar, aquele brilho me dizia que o evento havia dado certo.

Naquele momento entendi que todos os contratempos já haviam sido superados e o evento havia sido um sucesso, pois, a benção dos animais nós já conhecíamos de outros anos, mas a parte social foi um desafio proposto por nosso pároco que nossa pastoral prontamente aceitou.

O Padre fez os agradecimentos, abençoou os animais e à todos os ali presentes, depois sorteou brindes e, quando as pessoas começavam a se retirar da praça e desmontar as barracas, Deus completou a benção com chuva, raios e trovões, quando terminamos de desmontar estávamos de corpo e alma lavados, encharcados de bênçãos e prontos para buscar fazer um evento ainda maior no próximo ano pois, como o Padre Eraldo lembrou, o dia de São Francisco, 04 de outubro, será no sábado e o nosso encontro já está marcado. Já estamos aguardando sugestões de como melhorar nossa tarde.

No próximo ano, que cada um de nós se lembre de fazer a sua parte ajudando na divulgação, participando no dia do evento com sua família, seu animal e levando um saquinho para recolher as fezes dos animais que, neste ano, foram “esquecidas na praça”. Penso que neste evento, tivemos a oportunidade de criar, naqueles que lá estiveram, a consciência de que animal não é brinquedo para usar enquanto são novos e depois jogar fora ou deixar de lado. Eles são seres vivos e também te amam! Lembremos também que o direito de um termina onde começa o direito do outro e nem todo mundo é obrigado a gostar de animais, mas sabendo respeitar os espaços públicos as pessoas terão prazer em receber seu animal.

Roseli

Coordenação Paroquial - Pascom - PIC Maria

 

Clique aqui e confira a galeria de fotos.

 

Clique aqui e assista ao vídeo.

 

Confira abaixo a cartilha distribuída por nossa Paróquia durante o evento.

 

Buscar

Paroquia Imaculado Coracao de Maria
Rua Orestes Bongiovani, numero 10, Sao Silvano, Colatina - ES
CEP 29703-110 Fone: (27) 3721-2075
PASCOM - Pastoral da Comunicacao picmaria.com