Semana Santa - 2013

Resumo - Comunidade Matriz

A Semana Santa começou com muitas bençãos  Na segunda-feira foi realizada a celebração penitencial para as famílias. Logo na entrada da igrej,a nos deparamos com um mendigo na rampa, meio que estranho né? Mas alguma coisa ele tinha para nós, e assim começou a missa, com o teatro.

No teatro, foram apresentadas duas famílias. A primeira, nos mostrou que, aqueles que vivem com amor, com Cristo e educam seus filhos na igreja, sempre terão harmonia, as dificuldades vem, mas com fé em Deus passam por elas mais serenos, pois, Deus é maior que tudo. A segunda, era uma família cheia de problemas, drogas, bebedeiras. O pai só chegava bêbado em casa, só a mãe trabalhava para o sustento da casa e, por conta disso, não podia educar seus filhos. Enquanto o pai bebia e a mãe trabalhava, os filhos se drogavam, os pais estavam muito ocupados e não prestavam atenção nos filhos, mas, mesmo passando por tantos problemas a mãe implorou a misericórdia de Deus.

Aquele mendigo que passeava na igreja nos trouxe o maior de todos os tesouros, a maior riqueza, a “Palavra de Deus. Dentro daquela mochila cheia de coisas, tinha a esperança e o amor, tivemos a oportunidade de perdoar e ser perdoados, recebendo Cristo na eucaristia. Foi uma missa belíssima!

         A terça-feira foi para a juventude, que se fez presente e, que bonito, se perdoaram e foram perdoados por Cristo.

         Na quarta-feira foi realizada a Procissão do Encontro onde, Jesus encontra com sua mãe Maria, foi uma caminhada de fé com as duas paroquias: Imaculado Coração de Maria e Sagrada família. Elas se encontraram e formaram uma só família.

         Na quinta-feira, realizou-se a Missa da Santa Ceia do Senhor com lava pés. O ato de lavar os pés é um rito litúrgico que repete o gesto de Jesus na ultima ceia com seus discípulos, em sinal de serviço e de amor. A Santa Ceia é uma das cerimônias mais belas do cristianismo, é nesse momento que cada um que crê e a tem alegria de reafirmar sua fé no sacrifício de Jesus. Padre Eraldo se pôs de joelhos e seguiu o exemplo de Jesus, lavando e beijando os pés de doze jovens que ali estavam representando os doze apóstolos. Ao terminar a missa deu-se inicio a adoração.

A Sexta-feira Santa começou com a caminhada da juventude e continuação da adoração. Todas as pastorais fizeram bonito com muitas orações e muito louvor. A adoração é expressão do nosso agradecimento do amor e da nossa proximidade com Deus, neste dia, recordamos o sofrimento e abandono e a morte do nosso senhor Jesus Cristo. Adorar a Deus é reconhecê-lo é se entregar de corpo e alma, e assumir ser pecador, confiar em na misericórdia Divina e louvar com todas as graças.

Às 15:00 horas aconteceu a celebração da paixão e morte de Jesus. Dom Décio em sua homilia nos lembrou que, às vezes Jesus nos incomoda, pois segui-lo é difícil e preferimos Barrabás, quantas vezes em momentos de nossas vidas, crucificamos Jesus.

A sexta- feira Santa encerrou-se com a procissão do Senhor Morto, saindo em caminhada da comunidade Santo Antônio, para a comunidade Matriz, logo na saída, foi realizado um teatro preparado pela comunidade, e durante o percurso os jovens prepararam uma encenação muito bacana, que nos mostrou que às vezes não damos atenção às pessoas drogadas, bêbadas e etc. Mas, se olharmos para elas com o olhar de Jesus, a vida dessas pessoas pode ser mudada. Já na Igreja Matriz, repetimos o gesto de beijar a imagem do Senhor Morto na cruz.

         Sábado Santo – Solene Vigília Pascal. O rito Iniciou-se na praça com a benção do fogo, também chamado Sábado de Aleluia - o último dia da semana Santa. Durante o sábado a Igreja permanece em silêncio, meditando a paixão e morte de Cristo e ensaiando o aleluia em voz baixa, é um dia de muita oração e dor, esperança, de solidão é o dia da ausência de Cristo, o próprio Cristo está calado no sepulcro e nós esperamos a sua ressurreição. Pe. Eraldo realizou a benção do fogo e foi aceso o círio pascal, representando a luz de Cristo, já na Igreja todos acenderam suas velas diminuindo a escuridão no interior da mesma, adultos foram batizados e tornaram-se Cristãos, Pe. Eraldo nos apresentou os óleos santos que serão usados durante todo o ano e por fim recebemos a Eucaristia.                                                                          

Domingo de Páscoa, Aleluia! CRISTO Ressuscitou! A missa no Ginásio do ACD começou com o teatro da ressurreição, preparado pelos jovens que fizeram bonito, valeu a pena todo o esforço, PARABÉNS!

Domingo Páscoa, dia da esperança, a mensagem redentora da Páscoa, purificação total do homem, libertação de seu egoísmo, a presença do ressuscitado e a frase marcante: “ RESSUSCITASTES COM CRISTO, ENTÃO VOS MANIFESTAREIS GLORIOSOS COM ELE”. Na missa, tivemos a presença de nossos Padres Orlando e Francisco, além de nosso Pároco, Pe. Eraldo e alguns jovens fazendo a sua primeira Eucaristia, além de muitos fieis enchendo todo o ginásio, após a missa, houve aquele delicioso café da manhã, afinal, partilhar faz bem.

O domingo encerrou-se com a missa na Matriz às 19 horas, com o tema Maria rainha da páscoa.

                                        Doriana.

Repres. Pascom – Com. Matriz

 

Buscar

Paroquia Imaculado Coracao de Maria
Rua Orestes Bongiovani, numero 10, Sao Silvano, Colatina - ES
CEP 29703-110 Fone: (27) 3721-2075
PASCOM - Pastoral da Comunicacao picmaria.com